Precisa de Disciplina? Tenha um Guardião

Talvez isso seja bem novo pra você, então segue aqui comigo.

Criamos disciplina de duas formas: para evitar dor ou para conquistar um sonho.

Para criar disciplina o autoconhecimento é fundamental. O que te move? Você age melhor quando tem um objetivo inspirador ou quando precisa evitar uma consequência desagradável?

Se você já traçou metas, definiu prazos e mesmo assim não conseguiu agir, talvez esteja na hora de experimentar uma estratégia disciplinadora diferente: ter um GUARDIÃO.

Como Funciona?

O Guardião é uma pessoa da sua confiança que terá o único propósito de ser um agente externo da sua disciplina, que irá agir na dor, na punição, toda vez que você não cumprir o combinado.

Se você sente que precisa de ajuda para se manter firme nos seus compromissos, escolha alguém que seja firme com você, que não passe “a mão na sua cabeça”, e que realmente cobre o que foi combinado. Aquela amiga ou irmão “faca na caveira”, sabe?

A regra é simples:

1. Defina as atividades que precisa cumprir na semana (Por exemplo: exercitar-se 4x na semana por 30 minutos – especifique o exercício que vai fazer);

2. Envie ao Guardião um relatório que comprove as suas execuções (Exemplo: Foto do treino);

3. Se você não cumprir o combinado, você terá que pagar uma penalidade real. Tem que doer senão não serve como disciplinador.

Essa penalidade pode ser financeira (transferir um valor ao Guardião) ou emocionalmente significativa (doar uma peça de roupa que você adora, por exemplo, porém não tem volta. Não fez o combinado, perdeu!). 

O importante é que a perda seja significativa o suficiente para te fazer cumprir o compromisso.

Essa estratégia não é para todo mundo, mas pode funcionar muito bem para quem responde melhor a desafios e precisa de um empurrão externo para manter a disciplina. Trata-se de uma motivação externa baseada na punição.

Afinal, no processo de mudança de hábitos, a motivação te impulsiona a começar, mas é a estratégia que te leva até o fim.

Aprenda a usar o seu cérebro a seu favor. E se você precisa de ajuda para organizar um plano eficiente de mudança, clique no botão que está visível pra você e agende uma avaliação comigo até para entender com qual tipo de estratégia de mudança você terá mais chances de chegar até o seu objetivo final.

Agora me conta aqui nos comentários, você acha que se move melhor pelo sonho ou pela punição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Agende aqui!
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?