O que me ajudou a criar disciplina?

Disciplina é inato ou uma habilidade treinável?

Muita gente acredita que simplesmente “não tem disciplina” e que essa é uma característica fixa, impossível de desenvolver. Eu também pensei assim por um período de tempo. 

Antes de eliminar 35 kg, sair do sedentarismo e me tornar uma atleta amadora, eu achava que a disciplina não fazia mais parte de mim. Minha depressão severa me levou a acreditar que eu nunca mais conseguiria me comprometer com nada.

Mas isso não era verdade.

A disciplina não é um dom, mas sim uma habilidade treinável. E eu descobri que já era disciplinada em algumas áreas da minha vida, só não sabia como canalizar isso para o meu autocuidado.

Aqui estão algumas estratégias que me ajudaram a desenvolver disciplina e transformá-la em um hábito:

Eu observei que eu já era disciplinada: eu conseguia ser disciplinada quando se tratava de cuidar dos outros. Então, percebi que poderia aplicar essa mesma dedicação para cuidar de mim.

Alinhei minhas metas com minha visão de futuro: se eu queria uma vida mais saudável e ativa, precisava definir metas que me levassem para essa direção.

Fiz um compromisso público: tornei minhas metas conhecidas para aumentar minha responsabilidade. Compartilhar meus objetivos com outras pessoas e na internet me ajudaram a manter o foco.

Pratiquei o auto monitoramento diário: acompanhar minhas ações diariamente foi essencial para manter o progresso.

Escolhi um esporte com um plano de evolução: a corrida de rua, com uma planilha de treinos estruturada, me ajudou a ter um norte claro para seguir.

Marquei competições futuras: ter datas de provas no calendário me obrigava a seguir o planejamento.

Trabalhei a mudança de mentalidade: reestruturar crenças e pensamentos disfuncionais foi essencial para sustentar a mudança.

Comemorei cada pequena vitória: o reforço positivo é fundamental para a implementação de hábitos. Pequenas conquistas me mantinham motivada.

Se você acredita que não tem disciplina, tente aplicar essas estratégias. Eu arrisco dizer que você pode ter estar subestimando sua capacidade de mudança!

O Esforço te ajuda a começar mas não te leva até o Final. Seja uma Estrategista, aprenda a colocar o seu Cérebro pra funcionar a seu favor. 

E se quiser suporte profissional nesse processo, clique no link abaixo e agende uma sessão comigo. Vamos juntas transformar sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Agende aqui!
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?