Eu demorei 9 meses desde a conscientização de mudar até me comprometer e dar o primeiro passo em direção à mudança.
Neste período eu trabalhei a minha mentalidade para aumentar a minha motivação, até que eu tomasse a decisão poderosa de mudar.
Eu dei o primeiro passo sem acreditar em mim. Minha crença de que eu era capaz de emagrecer era zero.
Então resolvi pedir ajuda de um profissional de saúde e me comprometi em ser extremamente obediente às orientações.
Eu não tive apoio em casa e meu ambiente era um dificultador para o processo.
Eu decidi fechar meus olhos, ouvidos e boca para o que acontecia em torno de mim, e me transportei virtualmente para um ambiente saudável, um ambiente online exclusivo de mulheres que estavam com o mesmo propósito. Ali eu tive uma rede de apoio.
Eu demorei mais de 1 mês pra eliminar o meu primeiro quilo de gordura.
Foi um período difícil de adaptação a uma nova rotina de acordar, fazer exercício, beber água, voltar a fazer compras, preparar alimentos e aprender a comer a quantidade certa. Depois que aprendi a eliminar 1 kg, eu repeti a fórmula semana a semana.
Foi muito difícil!
Eu não fico focando na dificuldade então raramente falo sobre. Mas foi muito difícil.
A endorfina do exercício leva um tempo pra gente sentir. Eu chorava durante o banho, o que me aliviava.
Também me ocupei de comemorar cada vitória, porque foram muitas conquistas.
Entenda que mudar hábitos é difícil, e foi difícil pra mim também, sobretudo porque eu parti de uma condição de depressão grave. Eu não sei de qual ponto você estará iniciando seu processo de mudança, mas quero que você tenha isso em mente: dificuldade não é impossibilidade.
Lembre sempre dessa frase quando seu cérebro te disser: “É difícil”
Diga pra ele que você vai conseguir, independente se tem apoio ou não, independente se acredita em você neste momento ou não, independente de ser difícil.
Você precisa apenas começar, do jeito que você está, e cada pequeno progresso lhe devolverá um pouco de confiança e esperança.
Sugiro que você não faça seu processo sozinha. Busque ajuda de um profissional formado e especializado pra lhe orientar. Então você só precisará ser obediente.
Você viu que eu passei meses trabalhando a minha motivação para só então dar o primeiro passo? Creio que o fato de ser Psicóloga e ainda especializada em motivação pra mudança me ajudou muito, pois eu já dispunha das ferramentas para me ajudar. Já trabalhava com esta ferramenta há 2 décadas, aumentando a motivação dos meus pacientes para que eles entrassem no processo de mudança.
Então saiba que é possível se motivar para mudar. A ciência já dispõe das ferramentas para isso. Basta você buscar ajuda e facilitar o seu processo.
Se você gostaria de saber mais sobre isso, me pergunte nos comentários abaixo e eu terei o maior prazer em lhe ajudar.