Aqui estão 4 cenários de pessoas que se beneficiariam muito de Psicoterapia:
1. Quem já tem algum diagnóstico de transtorno mental: essas pessoas não tem opção, a Psicoterapia é o tratamento. Quanto antes começar, melhor. O tratamento tem começo, meio e fim, e o objetivo é a remissão total ou parcial dos sintomas.
2. Quem não fecha diagnóstico mas tem sintomas que geram sofrimento e prejuízo em algumas áreas da vida. Pessoas com sintomas depressivos, ansiedade, medos, estresse, conflitos interpessoais, ciúmes, perfeccionismo, procrastinação, etc.
3. Quem não fecha diagnóstico mas está com dificuldade de resolver seus problemas sozinho, como tomar decisões, se posicionar e ser assertivo, falta de foco, exaustão, problemas com rotina… essas pessoas se beneficiam muito com terapia.
4. Por último, quem não tem diagnóstico de transtorno mental, não está em sofrimento, e consegue resolver bem seus problemas sozinho (tem boa autoeficácia), essas pessoas não precisam de terapia, porém elas podem fazer se quiserem, em alguns momentos específicos da vida, ou com o intuito de ter um espaço seguro e sem julgamento para serem ouvidas, ou pra se conhecer melhor e descobrir outras potencialidades, mas não são pessoas que precisam de terapia.
⚠️ Lembrando que Psicoterapia se faz com Psicólogo formado e/ou Psiquiatra com formação extra em Psicoterapia. Já a aplicação de qualquer teste psicológico é exclusivo do Psicólogo, sendo exercício ilegal da profissão outro profissional manipular ou usar testes psicológicos.